
Isto só em PORTUGAL… Hoje fui para tomar a vacina (obrigatória) anti-tetâno e a mesma está esgotada (a nível nacional) e não sabem quando vai estar disponível. O tétâno é uma doença infecciosa grave que frequentemente pode levar à morte, que pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. É uma doença grave e por vezes fatal, que atinge o Sistema Nervoso Central. É provocada por um pequeno bacilo móvel, chamado Bacilo Clostridium Tetani (bacilo = microrganismo) É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaróbica Clostridium tetani.
Quando nos ferimos devido a cortes ou picadas (de agulhas, de pregos, de espinhos de roseira), ou ainda por unhas encravadas, mordeduras de animais ou queimaduras, estes microorganismos entram no corpo através destes ferimentos.
INCUBAÇÃO: O período de incubação do tétano é variável - de poucos dias, a semanas, - uma vez que está directamente relacionado com a distância entre a infecção primária da ferida e o sistema nervoso central.
Os principais sintomas e sinais desta doença são a rigidez do maxilar, dos músculos da barriga (abdómen), das costas e contracções dos músculos faciais, o que produz um sorriso fixo e triste (mais conhecido como riso sardónico). Pode também ocorrer igualmente uma pulsação rápida, febre ligeira, suores, salivação e irritabilidade. Em casos mais graves podem ocorrer arritmias cardíacas, flutuações da tensão arterial, desidratação e espasmos dolorosos (contracção involuntária dos músculos) os quais se afectarem os músculos responsáveis pela respiração podem levar a asfixia. Apesar da gravidade desta doença, o indivíduo está consciente até à morte.
Diagnóstico
O diagnóstico normalmente é feito a partir dos sinais e sintomas do doente e o seu tratamento consiste numa série de injecções com uma antitoxina tetânica. Os casos mais graves podem requerer uma traqueostomia, que consiste na introdução de um tubo na traqueia, o qual servirá para o doente respirar através de um ventilador.
Apesar da gravidade da doença, existe uma maneira de prevenir o seu aparecimento - a VACINAÇÃO. Cumprindo sempre o Calendário do Programa Nacional de Vacinação, esta doença pode ser evitada com uma simples injecção de 10 em 10 anos após os 13 anos de idade.
VACINAS: Após a leitura deste texto, procure o seu Boletim de Vacinas e verifique se as suas e as da sua família estão actualizadas (preste atenção especial aos seus idosos, pois é a população onde existem mais casos de indivíduos não vacinados). Em caso de dúvida, desloque-se ao Centro de Saúde da sua área de residência e contacte os enfermeiros de serviço.
Lembre-se que a vacina antitetânica só é administrada no Centro de Saúde e no Hospital.
DIFERENÇAS: Há uma diferença entre a Imunoglobulina Antitetânica e a Vacina Antitetânica. A primeira, é administrada quando recorre por acidente ou traumatismo ao Serviço de Urgência e no caso de o utente ter dúvidas quanto à validade da sua vacinação antitetânica. A sua função é melhorar as defesas do organismo aumentando a concentração de anticorpos contra o tétano mas tem uma validade de apenas duas a três semanas.
A vacina antitetânica é administrada no Centro de Saúde e confere uma protecção/imunidade durante 10 anos, contudo para isto era necessário haver VACINAS, que pelos nistos não há…