quinta-feira, outubro 22, 2009

Salão Internacional Erotico de Lisboa 2009

Convite



Tenho o enorme prazer de convidar V. Exa para a inauguração da Exposição Colectiva de Artes Plásticas “Arte Erótica” dia 30 de Outubro de 2009, que se irá realizar no

V SALÃO INTERNACIONAL ERÓTICO DE LISBOA na Fil – Feira Internacional de Lisboa - PARQUE DAS NAÇÕES - PAVILHÃO Nº4 (De 30 DE OUTUBRO a 1 DE NOVEMBRO). Das14h as 23h.


Participam nesta exposição: Henrique Tigo, Mestre H. Mourato, António Sem, Fontes de Deus, Teia Roriz, José D' Almeida Maria Flores e Rui Carruço


Nota de imprensa:


V Salão Internacional Erótico de Lisboa Mais uma vez, aí vem o tão desejado Salão. De 30 de Outubro a 2 de Novembro irá realizar-se o V Salão Internacional Erótico de Lisboa na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Desta vez, Carruço será o comissário da uma exposição colectiva que irá integrar importantes
nomes das artes plásticas tais como : Mestre H. Mourato, Henrique Tigo, António Sem, Fontes de Deus , Teia Roriz, José D' Almeida, Maria Flores e Carruço
O salão tem vindo a revelar-se um sucesso tendo no último ano juntado mais de 40.000 visitantes e este ano esperam-se o dobro.

quarta-feira, outubro 21, 2009

Isto só em Portugal


Isto só em PORTUGAL… Hoje fui para tomar a vacina (obrigatória) anti-tetâno e a mesma está esgotada (a nível nacional) e não sabem quando vai estar disponível. O tétâno é uma doença infecciosa grave que frequentemente pode levar à morte, que pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. É uma doença grave e por vezes fatal, que atinge o Sistema Nervoso Central. É provocada por um pequeno bacilo móvel, chamado Bacilo Clostridium Tetani (bacilo = microrganismo) É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaróbica Clostridium tetani.

Quando nos ferimos devido a cortes ou picadas (de agulhas, de pregos, de espinhos de roseira), ou ainda por unhas encravadas, mordeduras de animais ou queimaduras, estes microorganismos entram no corpo através destes ferimentos.

INCUBAÇÃO: O período de incubação do tétano é variável - de poucos dias, a semanas, - uma vez que está directamente relacionado com a distância entre a infecção primária da ferida e o sistema nervoso central.

Os principais sintomas e sinais desta doença são a rigidez do maxilar, dos músculos da barriga (abdómen), das costas e contracções dos músculos faciais, o que produz um sorriso fixo e triste (mais conhecido como riso sardónico). Pode também ocorrer igualmente uma pulsação rápida, febre ligeira, suores, salivação e irritabilidade. Em casos mais graves podem ocorrer arritmias cardíacas, flutuações da tensão arterial, desidratação e espasmos dolorosos (contracção involuntária dos músculos) os quais se afectarem os músculos responsáveis pela respiração podem levar a asfixia. Apesar da gravidade desta doença, o indivíduo está consciente até à morte.

Diagnóstico

O diagnóstico normalmente é feito a partir dos sinais e sintomas do doente e o seu tratamento consiste numa série de injecções com uma antitoxina tetânica. Os casos mais graves podem requerer uma traqueostomia, que consiste na introdução de um tubo na traqueia, o qual servirá para o doente respirar através de um ventilador.

Apesar da gravidade da doença, existe uma maneira de prevenir o seu aparecimento - a VACINAÇÃO. Cumprindo sempre o Calendário do Programa Nacional de Vacinação, esta doença pode ser evitada com uma simples injecção de 10 em 10 anos após os 13 anos de idade.

VACINAS: Após a leitura deste texto, procure o seu Boletim de Vacinas e verifique se as suas e as da sua família estão actualizadas (preste atenção especial aos seus idosos, pois é a população onde existem mais casos de indivíduos não vacinados). Em caso de dúvida, desloque-se ao Centro de Saúde da sua área de residência e contacte os enfermeiros de serviço.

Lembre-se que a vacina antitetânica só é administrada no Centro de Saúde e no Hospital.

DIFERENÇAS: Há uma diferença entre a Imunoglobulina Antitetânica e a Vacina Antitetânica. A primeira, é administrada quando recorre por acidente ou traumatismo ao Serviço de Urgência e no caso de o utente ter dúvidas quanto à validade da sua vacinação antitetânica. A sua função é melhorar as defesas do organismo aumentando a concentração de anticorpos contra o tétano mas tem uma validade de apenas duas a três semanas.

A vacina antitetânica é administrada no Centro de Saúde e confere uma protecção/imunidade durante 10 anos, contudo para isto era necessário haver VACINAS, que pelos nistos não há…

terça-feira, outubro 06, 2009

Apelação "no tempo"


Henrique Tigo, lança novo livro de Geografia.
Apelação “no tempo”





No passado dia 19 de Setembro, no Grupo Recreativo Apelaçonense foi lançado mais um livro do Geógrafo Dr. Henrique Tigo, a apresentação do Livro foi feita pelo Dr. José Verdasca Presidente da Ordem Nacional de escritores, que veio despropósito do Brasil para este lançamento; José Carneiro Presidente do Grupo Recreativo Apelaçonense e ilustre Varzeense; pelo Eng. Demétrio Alves antigo Presidente da Câmara Municipal de Loures e ainda pela Prof.ª Dr. ª Margarida Santos Carvalho e finalmente pelo autor.
O livro tem como titulo Apelação “no tempo” e é um retrato histórico ou geográfico da freguesia da Apelação e ainda faz um breve resumo dos 100 anos do Grupo Recreativo Apelaçonense.
José Verdasca disse: “Tem o leitor entre mãos o trabalho do Henrique Tigo, um artista historiador, que, naturalmente enxerga a história com a sensibilidade própria da estética e da poesia da vida. Assim sendo, a história da Apelação é mais uma obra de arte onde a “paisagem geográfica” nos mostra os contornos físicos de uma freguesia quase rural e a “paisagem humana” é retratada com pinceladas de varias cores e matize s revelando as linhas da alma do seu Povo, Guiado por uma cultura ancestral rica e variada, a produzir comportamentos singulares e únicos que merecem ser conhecidos, pela sua riqueza e particularidade, onde podemos retirar ensinamentos além de lições de humanismo que o leitor inteligente sensibilizará.”
O Eng. Demétrio Alves disse-nos que "A actividade monográfica é muito meritória porque contribui para fixar registos das terras portuguesas, neste caso de uma freguesia do Concelho de Loures e da Área Metropolitana de Lisboa. Apelação, antiga terra de caça, agricultura e veraneio de gentes variadas, vê nos dias que correm multiplicarem-se os sinais da urbanização e um sinal disso está no crescimento demográfico. Uma das maiores riquezas desta freguesia é exactamente o potencial social dos moradores que sempre tiveram uma notável capacidade associativa e colectiva. Por tudo isto parabéns ao Henrique Tigo".
A Prof.ª Margarida Santos Carvalho falou-nos, um pouco do crescimento do Henrique Tigo e quanto tinha orgulho em ter sido professora dele e de quanto ele cresceu enquanto pessoa, geógrafo e artista.
O Presidente do GRA José Carneiro salientou que esta iniciativa teve uma grande adesão e proporcionou agradáveis momentos, junto da comunidade apelaçonense e da população em geral, fez ainda um balanço final muito positivo, tanto na afluência como nas vendas, que ultrapassou todas as expectativas.
Queremos terminar dando os nossos sinceros parabéns ao Henrique Tigo, pelo seu terceiro livro geográfico.

Orlando Fernandes
Jornalista

segunda-feira, outubro 05, 2009

CAVEMAN



"Um espelho de Nós"


No outro dia fui ver a peça CAVEMAN, numa adaptação do texto "Defending the Caveman", do norte-americano Rob Becker, pelo encenador António Pires.

Um espectáculo a solo, de um só actor o Jorge Mourato, um querido amigo e um actor que tem crescido bastante no mundo artístico, e que quanto a mim ninguém faria melhor, este papel do que ele.E não digo isto por ele ser meu amigo e me ter convidado para ir ver a peça, digo porque sinceramente é o que sinto e penso.

Está peça baseia-se nas diferenças entre sexos e na forma como homens e mulheres se relacionam, um retrato da sensibilidade feminina e masculina, em suma a mais antiga guerra do mundo a dos "sexos".

Damos por nós a olhar para um espelho, todos nós já passamos por isto ou aquilo, que nos é apresentado nesta peça, todos nós já a vivemos e pensamos na imagem do homem e da mulher - estereótipos comuns e culturais. A biologia e as diferenças de género, já demos por nós a tentar descobrir as diferenças entre o cérebro masculino e feminino.

E até como nasceu a dita “guerra dos sexos”, as fragilidades da mulher e do homem, e qual é a influência da testosterona nas relações humanas.Até como funciona o cérebro feminino e o seu comportamento empático.Mas além de nos fazer pensar, esta peça além de extremamente cómica e muito bem representada, é educativa pois fala-nos da origem, e das diferenças entre sexos; O estilo de vida dos nossos antepassados e a capacidade mental dos rapazes e raparigas aliados a memória verbal e manipulação de objectos, os papéis do homem e da mulher nas sociedades primitivas, assim como a sua Evolução e as diferenças entre os sexos.

São ainda abordados temas como:

- A guerra dos sexos na área do exercício físico – a força e a resistência.

- A guerra dos sexos nas estradas – a condução automóvel.

- O sentido de orientação e avaliação de distâncias.

Caveman, foi das poucas peças que me fez rir do principio ao fim e ao mesmo tempo que teve a capacidade de fazer pensar na minha vida, enquanto homem e como posso alterar algumas atitudes para melhorar o meu relacionamento com o sexo feminino, além de me ter feito pensar na vida dos nossos antepassados, (homens e mulheres).

Esta peça estará em cena no Teatro Armando Cortez, (Casa do Artista) em Lisboa, e eu sinceramente recomendo, não só pela brilhante interpretação do Jorge Mourato, mas pela sua enorme qualidade filosófica, sociológica e humorística.



Henrique Tigo