domingo, abril 13, 2014

Morreu o Roque Santeiro



Morreu o Roque Santeiro
José Wilker


Portugal tinha apenas dois canais de televisão e as novelas eram a grande moda, todos viam as novelas, e Roque Santeiro foi o grande sucesso do fim dos anos 80, e José Wilker, tornou-se um dos meus heróis, era um puto e usava um chapéu igual ao dele assim como os óculos escuros, tenho fotos da minha festa de anos (dessa altura) e lá estou eu com o chapéu e os óculos.
Passados mais de 20 anos quase 30, morreu um dos meus heróis, José Wilker o Roque Santeiro, infelizmente não tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente de dar-lhe um Tríplice Abraço Fraterno, como ele merecia.
José Wilker que era um herói e acima de tudo um irmão, que passou para o Oriente Eterno, onde de certeza o GADU o recebeu e onde estão a falar sobre o Roque Santeiro.
Eu já vi a novela Roque Santeiro, três vezes, uma enquanto criança, depois em adolescente quando voltou a dar na GNT, e a pouco tempo na net e quanto mais a vejo mais eu gosto dela.
O enredo é sobre um Santo que não é Santo, pois nem nunca morreu, o Capitalista (Coroné) que manda nos políticos e em todos só porque é mais rico, e um povo que quer a força acreditar em milagres e num Santo, acho que ainda hoje está actual, já viram ou imaginaram como seria se, se prova-se por exemplo que Fátima, era uma farsa?
O que seria de Ourém? Dos Comerciantes? E dos fieis, que necessitam de acreditar em algo? O que seria dos políticos, dos governantes, dos padres?
Mas voltando a novela, o enredo as personagens e a banda sonora, são ainda hoje das coisas mais bonitas que vi, uma novela que nos faz pensar e nos faz rir e pensar, nos milagres e nos seus santos.
Quem não se lembra o Senhorzinho Malta (Estou certou, ou estou errado?) O Sr. que manda e que se acha acima da lei e do estado.
As beatas retratadas pela Dona Pombinha, quantas beatas iguais conhecemos?
A luta entre as “miúdas” do Cabaré e “puritanas” que são iguais ou bem piores…
Já para não falar no lobisomem, figura que mítica que invade o imaginário coletivo a seculos.
Uma novela que tem de tudo e para todos.
Roque Santeiro acaba por deixar a cidade e não desfazer o mito para bem do povo que necessita de mitos para viver.
Um elenco famoso, esta novela esteve até a pouco tempo no record do guiness como a novela mais vista de sempre, mas ainda tem o record e ter tido 100% de audiência no Brasil e em Portugal.
Mas quero deixar aqui aquele abraço fraterno ao Roque Santeiro (José Wilker) de obrigado e dizer-lhe que quando eu passar ao Oriente Eterno vou a tua procura para de dar o TAF que não te dei em vida.